Criando uma meta descrição correta

Tempo de leitura: 6 minutos

A meta descrição é um snippet e contem até 155 caracteres – uma tag em HTML – essa tag faz o resumo de todo o conteúdo do artigo ou página. Essa estrutura ajuda os mecanismos de pesquisa mostrando a meta descrição nos resultados, principalmente quando a frase pesquisada está dentro da descrição, portanto otimizar a meta descrição é crucial para o SEO na página.

O que faz uma meta descrição?

A meta descrição são microdados especificações semânticas existentes dentro do conteúdo das paginas da WEB e nos codigos HTML.

Ao usar esses microdados você pode especificar através de meta tags informações que são importantes no compartilhamento de seu conteúdo, como o título e nessa caso a descrição de seu conteúdo.

Essas meta tag são baseadas no protocolo Open Graph (OG) e devem ser incluídas na seção <heard>de sua página.

No WordPress usando alguns plugins para fazer esse serviço no meu caso recomento o uso do Yoast SEO.

Veja abaixo como ele faz a inserção da meta description.

Meta Descrição

O objetivo dessa tag “meta descrição” na sua página é bem simples: quando alguém for pesquisar no Google aquela sua palavra chave encontrar seu link e clicar.

Meta Descrição meta descrição

Os mecanismos de pesquisa dizem que não há benefício direto de classificação da meta descrição – eles não o usam em seu algoritmo de classificação. Mas há um benefício indireto: o Google usa a taxa de cliques (CTR) como forma de descobrir se você é ou não um bom resultado.

Portando quanto mais pessoas clicam nos seus resultados, então elas esperam – com base em sua posição – subir de categoria.

É por isso que otimizar a meta descrição é tão importante quanto otimizar seus títulos. E subir sua qualificação de posicionamento no Google.

A Meta Description de um website não é vista como um fator de ranqueamento de uma página, no entanto, isso não deve ser motivo para desvalorização desse espaço tão importante para a divulgação da sua página. Descrições curtas, logas demais ou irrelevantes devem ser corrigidas. “SEO Na Prática por Natanael Oliveira”

Quais as Características de uma boa meta descrição

Quase todos os artigos sobre descrições meta incluirão alguns deles, mas eu combinei tudo o que faz sentido para eu criar essa lista.

  1. Pode ter até 155 caracteres – e às vezes mais.

Não há nenhum “número correto” de caracteres aqui porque sua descrição pode ser interrompida, dependendo do que o Google adiciona ao seu resultado de pesquisa. O Google pode, por exemplo, adicionar a data a um artigo, o que reduz o número de caracteres disponíveis. Além disso, o Google muda a duração de vez em quando .

2. Deve ser acionável e escrito em voz ativa .

Claro que deveria. Se você considerar a meta descrição como o convite para a página, você não pode simplesmente torná-la “Uma metáfora mista descrevendo um nível de qualificação inexistente, mas implicitamente alto”. Essa é uma descrição maçante. Vou explicar isso mais adiante com alguns exemplos mais adiante.

3. Deve incluir um apelo à ação .

“Olá, temos tal e tal produto novo e você quer isso. Descubra mais! Isso se sobrepõe ao que eu disse sobre a voz ativa, mas eu queria enfatizar isso. É o seu texto de vendas, em que o produto é a página vinculada, não o produto nessa página. Convites como Saiba mais , Obtenha agora , Experimente gratuitamente são úteis aqui.

4. Pode conter conteúdo estruturado .

Por exemplo, se você tem um produto para especialistas em tecnologia, focar nas especificações técnicas do produto pode ser uma boa ideia – fabricante, SKU, preço, coisas assim. Se o visitante estiver procurando especificamente por esse produto, provavelmente você não precisará convencê-lo e a presença de informações como o preço acionará o clique. Note que você poderia, claro, usar rich snippets para isso também.

5. Deve corresponder ao conteúdo .
Isso é importante. O Google descobrirá meta descrições que tentam enganar o visitante e podem até penalizar o site que faz isso. Mas, além disso, descrições enganosas provavelmente aumentarão a taxa de rejeição e é uma má ideia apenas por esse motivo. Você quer que a meta descrição corresponda ao conteúdo da página.

6. Deve conter a palavra-chave de foco .

Se a palavra-chave de pesquisa corresponder ao texto na descrição meta, o Google estará mais inclinado a usar essa meta descrição e destacá-la nos resultados da pesquisa, o que tornará o link para seu site ainda mais convidativo.

7. A meta descrição deve ser única .

Se sua meta descrição é a mesma das outras páginas, a experiência do usuário no Google será prejudicada. Embora os títulos das páginas possam variar, todas as páginas parecerão iguais, porque todas as descrições são as mesmas.

Se você intencionalmente quiser / precisar / for tentado a criar uma meta descrição duplicada, seria melhor deixar a descrição em branco e o Google escolheria um snippet da página que contém a palavra-chave usada em uma pesquisa.

Visite as Ferramentas do Google para webmasters > Aprimoramentos em HTML ou use o SEO Aranha da Screaming Frog para verificar se há meta descrições duplicadas.

8 . Nome das imagens.

Existem dois detalhes que precisam ser bem observados no quesito imagens. Primeiro e o peso das imagens.

É necessário muita atenção pois elas não podem atrapalhar seu posicionamento por demora na aberta de uma pagina junto ao Google se sua imagem tem 2MB não custa nada você usar ferramentas como IrfanView e outras para baixar sua resolução e qualidade para 80 ou 90kb.

O segundo ponto importante e as informações sobre as imagens que apresentamos para o mecanismo de busca.

Muitas vezes as imagens são salvas apenas com caracteres, como por exemplo do jeito que veio da camera IMG_4032.jpg, isto e errado.

O correto é você utilizar palavra chave relacionada.

meta descrição

Confira alguns exemplos de uma meta descrição

Enquanto pesquisava este post eu li muitos artigos cobrindo descrições meta, e enquanto eu encontrei muita sabedoria, quase não havia exemplos.

Mas não há nada como exemplos reais para tornar mais fácil para você aprender a construir uma meta descrição adequada, levando em conta os sete pontos numerados acima, vamos dar uma olhada em alguns exemplos:

Diante do exporto nesse artigo podemos perceber a importância de se usar uma boa meta descrição em suas paginas e artigos.

Convido vocês a curtirem minhas redes Sociais:

Facebook

Youtube 

Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *